Jacinópolis: Caso raro de adolescente atendido no Pronto Socorro João Paulo II

0

João Victor Souza Lenzi, 15 anos, morador do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, fazia suas atividades normalmente e, como maioria dos adolescentes de sua idade, adora jogar futebol. Mas o destino mudou sua rotina e no ultimo domingo (24), o jovem deu entrada no Pronto Socorro João Paulo II em estado grave.

“Meu sobrinho chegou aqui com fortes dores nas pernas, muito inchado e quase sem voz. Ele já tinha passado por outras unidades de saúde próximas à nossa região, mas foi aqui no João Paulo que o João Victor encontrou socorro. Aqui ele foi atendido imediatamente, cuidaram dele tão bem que hoje olho pra ele e me emociono. Só tenho a agradecer pelo que fizeram por ele”, disse emocionado, o senhor Francisco Bonifácio de Souza, que é tio e padrinho do menino.

De acordo com Kênio Teixeira, um dos médicos que atendeu o adolescente, o menino chegou à unidade em estado muito grave, dispneico e com falta de ar, em decorrência de uma insuficiência cardíaca, apresentando cardiopatia delatada.

Ainda de acordo com o médico, o primeiro atendimento foi primordial para salvar a vida do garoto. Foram feitas medidas para conforto respiratório, para eliminar o excesso de liquido. “Nesses casos a agilidade no atendimento é primordial. Nossa equipe de urgência e emergência do JP foi ágil, agora vimos a evolução do paciente com melhora visível. Seguimos com os procedimentos para investigar a causa que levou a esse acúmulo de líquido e a insuficiência cardíaca”, afirmou Kênio Teixeira.

João Victor recebendo as luvas de presente do Dr. Vinicius Ortigosa, com parte da equipe da sala vermelha do JPII

Ainda de acordo com o médico plantonista do pronto-socorro, diante do quadro de saúde de João Victor, algumas mudanças precisarão ser adotadas em sua rotina. “Esperamos é que o coração recupere pelo menos uma parte da fração de ejeção, de qualquer forma a condição de base vai restringir um pouco a atividade física. A princípio, por conta dessa alteração cardíaca, sabemos que ele gosta de jogar futebol, vamos ter que trabalhar isso com ele depois”, frisou Kênio Teixeira.

GOLEIRO

A história do jovem João Victor emocionou toda equipe da sala de emergência do Pronto Socorro João Paulo II, o menino que chegou muito grave na unidade, e quando conseguiu conversar contou para equipe médica o seu sonho. “Em um momento de conversa com o João, ele nos disse que joga futebol na posição de goleiro, que é corintiano, e que tem como ídolo o goleiro Cássio, e nesse momento, sabemos da limitação que a partir de agora esse menino terá. Ficamos emocionados, no dia 26 o adolescente completou 15 anos de idade – três dias depois de dar entrada aqui com a gente – nos sensibilizamos com a história desse menino que vem de família simples e humilde, mas com um sonho que pode ser interrompido por apresentar insuficiência cardíaca avançada”, narrou o médico Vinicius Ortigosa Nogueira, coordenador Médico da Emergência. “E para melhorar seus dias e sua recuperação, nós compramos uma luva de goleiro e presenteamos o João Victor, que pergunta insistentemente quando terá alta”, complementou o médico.

Fonte tudo rondonia

Comentarios

Comentarios