Polícia Civil deflagra Operação Pau Oco contra servidores da Sedam em Rondônia

0

Foi deflagrada nas primeiras horas de hoje (05/11), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosa Organizadas de Cacoal – DRACO/Interior, operação policial para cumprimento de medidas cautelares de prisão, busca e apreensão e afastamento de servidores públicos do Poder Executivo do estado. A operação contou também com apoio do GAECO/MP/RO.

A operação denominada “Pau Oco” é a primeira etapa de uma investigação que tramita no Núcleo de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 2, da Polícia Civil, cujo objeto é apurar o envolvimento de servidores públicos comissionados lotados na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) em diversos delitos, tais como integrar ou chefiar organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de capitais e crimes contra a administração ambiental.

Estão sendo cumpridos seis (06) mandados de prisão temporária, dez (10) mandados de afastamento da função pública e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão. Equipes estão cumprindo busca inclusive em prédios do CPA, onde se localiza a SEDAM. As ordens judiciais foram emitidas por Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

As ações da organização criminosa ora investigada dizem respeito à tomada de decisões administrativas em desacordo com a legislação, inserção de dados falsos em sistemas informatizados e lançamento de informações ideologicamente falsas em sistemas e documentos públicos.

Até o momento, durante o cumprimento das medidas, duas prisões em flagrante delito foram também formalizadas, por posse irregular de arma de fogo.

A investigação tramita em sigilo decretado nos autos. Entrevista coletiva ocorrerá às 11h00 desta segunda-feira, na Delegacia – Geral da Polícia Civil, oportunidade em que serão esclarecidas outras dúvidas acerca dos fatos.

 

  1. Polícia Civil deflagra Operação Pau Oco contra servidores da Sedam em Rondônia

Comentarios

Comentarios