No AP, 37% dos municípios oferecem internet Wi-Fi gratuita, diz IBGE

0
Macapá está entre as cidades que não têm o serviço gratuito, diz pesquisa.Dados são do Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros.

O estado do Amapá ocupa o 5º lugar no ranking nacional de prefeituras que oferecem conexão de internet via Wi-Fi, de acordo com o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado na quarta-feira (26). Segundo o levantamento, seis municípios disponibilizam o serviço, correspondendo a 37% das cidades amapaenses.

O diretor de Disseminação de Informação do IBGE no Amapá, Joel Silva, explica que o serviço de conexão é oferecido gratuitamente pelas prefeituras de Pedra Branca, Santana, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal e Vitória do Jari e abrange bairros na área urbana das cidades. Ele completa que a prefeitura da capital, Macapá, não oferece a conexão.

“O acesso é aberto gratuitamente para todos os dispositivos que conectam à internet, em áreas urbanas. A prefeitura de Macapá informou que não tem disponível serviço de internet Wi-Fi gratuita para a capital”, disse.

O Amapá, segundo o IBGE, é o segundo estado da região Norte que tem mais prefeituras que oferecem internet Wi-Fi, ficando atrás de Roraima, que tem 46,7% das cidades. O Distrito Federal, no Centro-Oeste,  oferece internet em 100% das cidades e ficou em primeiro lugar no ranking nacional.

Entre os estados, o Acre é aquele que possui a menor quantidade de cidades a oferecer Wi-Fi. São apenas duas, Assis Brasil e Sena Madureira, que representam 9,1% do total. Na outra ponta, os estados com mais municípios oferecendo conexão gratuita estão São Paulo, com 207, Minas Gerais com 155, e Rio Grande do Sul com 116.

O número de municípios brasileiros que oferecem conexão à internet via Wi-Fi cresceu 83,2%, de acordo com o IBGE. Das 5.570 cidades brasileiras, 1.457 forneciam o serviço por meio de redes públicas em 2014. O levantamento não inclui as empresas particulares que vendem assinaturas.

Apesar do salto em relação a 2012, ano da última pesquisa, as cidades que têm esse tipo de acesso ainda somam 26,2% do total.

 

Comentarios

Comentarios